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Registros recuperados: 37 | |
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Rodrigues, Cristiana Tristao; Gomes, Adriano Provezano; Dias, Roberto Serpa. |
Programas de transferência de renda como o Bolsa Família (PBF) podem exercer pressão sobre a demanda interna de alimentos. Este fato merece atenção, principalmente, diante do cenário internacional de alta inflacionária para o grupo alimentação, registrado no ano de 2007, e a tendência de continuidade para 2008. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os possíveis impactos da expansão do (PBF) sobre o consumo e preço de alimentos. Os resultados revelaram uma alta ERD para a alimentação no domicílio, bem como para alguns itens que compõem este subgrupo. O resultado mostrou-se preocupante, pois justamente os produtos de maior ERD, ou seja, que terão um maior incremento em seu dispêndio a partir de um aumento da renda, são os que têm... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Programa Bolsa Família; Consumo Alimentar; Inflação de Alimentos; Family Grant Program; Alimentary Consumption; Inflation of Foods; Food Consumption/Nutrition/Food Safety. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/106090 |
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DELIZA, R.; ANDRADE, J. C. de; SOBRAL, L. A.; BARCELLOS, M. D. de; ARES, G.; NALERIO, E. S.. |
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de variáveis sociodemográficas nos hábitos de compra e consumo de carne ovina dos consumidores brasileiros. Foi desenvolvido um questionário on-line composto por 11 questões, no qual foram abordados temas para identificar os conceitos da carne ovina no Brasil e os atributos que direcionam a compra e o consumo. Para caracterizar o perfil dos participantes em relação ao consumo de carne ovina, os indivíduos foram divididos em três grupos de acordo com a frequência de consumo: consumo frequente, consumo ocasional, e nunca consumiu. A frequência de consumo de carne ovina afetou fortemente a percepção dos consumidores, sugerindo que a familiaridade e a experiência prévia tiveram importante papel para este tipo de... |
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Frequência de consumo; Produtos cárneos; Questionário; Tecnologia de Alimento; Produto de Origem Animal; Consumo Alimentar; Food technology; Animal products. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110438 |
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SEIXAS, M. A.. |
Para 2022, projeta-se crescimento da produção e consumo de carnes bovina (10,4 milhões de tons e 8,5 milhões de tons, respectivamente), suína (4,0 milhões de tons e 3,3 milhões de tons, respectivamente) e de aves (15,1 milhões de tons e 10,8 milhões de tons, repectivamente). Até 2022, a produção brasileira de carne será impulsionada pelas exportações. Demandas da Ásia e do Oriente Médio continuarão fortes. Os superavit de produção de carnes de aves, suína e bovina continuarão crescendo para cerca de 4,3 milhões de toneladas na produção de aves de corte, 0,76 milhão de tons na produção de suinos e 1,8 milhão de toneladas para bovinos, até 2022 (Fitch Solutions, 2018)2. ? O Brasil recuperou o acesso à maioria de seus principais mercados de exportação para... |
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico; Carne; Bovino; Produção; Consumo Alimentar. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1105791 |
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CHICRALA, P. C. M. S.; SANTOS, V. R. V. dos; LIMA, L. K. F. de; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.; UMMUS, M. E.; VALE, T. M. do.. |
O isolamento social é considerado fundamental para a frear a evolução da Covid-19. Essa medida restritiva provocou uma queda nos serviços de alimentação e em seus respectivos canais de distribuição. Como uma forma de superar as dificuldades da pandemia, as indústrias de alimentos de uma maneira geral, precisaram inventar novos produtos e adotar diferentes técnicas de marketing e logística. Em relação as indústrias de pescado, a implantação de protocolos higiênico-sanitários mais seguros e restritos tornaram-se obrigatórios para o funcionamento, sempre com o objetivo de se preservar a saúde de seus colaboradores. Devido a necessidade de se caracterizar as unidades de beneficiamento de peixes brasileiras, bem como entender o processamento do pescado pré e... |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Unidades de beneficiamento; Covid-19; Peixe; Políticas Públicas; Consumo Alimentar; Indústria Pesqueira. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1132965 |
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KATO, H. C. de A.; SOUSA, D. N. de; MACIEL, E. da S.; LIMA, L. K. F. de; SANTOS, V. R. V. dos; CHICRALA, P. C. M. S.. |
Mas, afinal, será que durante a pandemia, devido ao isolamento social, alteraram-se o padrão de consumo e a comercialização de pescado no Brasil? Para responder essa pergunta, buscou-se entender como a comercialização e o consumo de pescado foram afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus como forma de balizar ações de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia em execução, além de subsidiar tomadas de decisões de unidades de beneficiamento, cadeia atacadista e varejista que atuam nesta cadeia produtiva. A importância deste estudo se justifica dado o surgimento da pandemia provocada pelo coronavírus, na qual houve grande preocupação diante de uma doença que se espalhou rapidamente, em várias regiões do mundo, com... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Covid-19; Peixe; Comercialização; Consumo Alimentar; Cadeia Produtiva; Aquicultura. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131501 |
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Na edição que encerra o ano, elegemos um tema que diz respeito a todos nós, cidadãos e consumidores: o desperdício de alimentos, em especial de hortaliças. Água é a substância predominante na composição da maioria das hortaliças, o que torna esse grupo de alimentos muito perecível. A partir da colheita, a hortaliça começa a travar uma batalha contra o tempo pela qualidade e durabilidade. Por isso, tomar os devidos cuidados na hora do manuseio em feiras e supermercados e saber como melhor armazenar em casa, dentro ou fora da geladeira ou do refrigerador, é essencial para manter as hortaliças ótimas para o consumo por um maior período. Por sinal, o consumo consciente de hortaliças é um ponto contra o desperdício e ainda mais: ele garante uma dieta nutritiva... |
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Embrapa Hortaliças; Perda Pós-Colheita; Processamento Mínimo; Consumo Alimentar. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091446 |
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A reportagem de capa desta edição apresenta o programa de melhoramento genético de batata-doce da Embrapa Hortaliças, que visa disponibilizar para o setor produtivo cultivares com melhor desempenho agronômico e qualidade de raiz para, assim, assegurar a sustentabilidade da cultura nas regiões produtoras. O texto traça um histórico dos estudos com batata-doce, que tiveram início na década de 80, e também apresenta estatísticas de produção e consumo no Brasil e nos principais países produtores, hoje concentrados no continente asiático, apesar de a batata-doce ser uma espécie originária da América Central e da América do Sul. No horizonte da pesquisa, também estão análises relacionadas ao aspecto qualitativo das raízes e às formas de consumo que, além do... |
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: BRS Juruti; Batata Doce; Consumo Alimentar; Virologia; Mudança Climática; Leguminosa com Grão. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091419 |
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FERREIRA, C. M.. |
Historicamente, no Brasil o assunto de valorização do arroz e do feijão é bem visto pelos setores produtivo, industrial e público; nesse último, principalmente pelas instituições ligadas à saúde e ao desenvolvimento social. Para continuidade e para a compreensão e posicionamento das empresas, o planejamento foi consolidado num projeto composto de três etapas: a) pesquisas e diagnósticos com consumidores, visando conhecer a percepção e as necessidades e obter elementos balizadores para as etapas seguintes; b) avaliação dos resultados das pesquisas e diagnósticos realizados na primeira etapa por equipe multidisciplinar; c) promoção e divulgação contínua ao longo dos anos de peças customizadas para valorizar o consumo do arroz e do feijão. |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Arroz; Feijão; Consumo Alimentar. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134369 |
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PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; ROCHA, H. S.; SILVA, H. J. T. da; SONODA, D. Y.; CARVALHO, V. B. de; OLIVEIRA, L. de; RODRIGUES, F. L. M.. |
A piscicultura brasileira vem se desenvolvendo de forma robusta, com significativos avanços em termos de aumento da produção e profissionalização do setor. Os supermercados têm se consolidado como o principal canal de varejo de pescados em todo o Brasil e isso impõe a necessidade de melhor conhecer os hábitos dos consumidores deste segmento de mercado. Assim, este estudo apresenta resultados referentes a diferentes aspectos, tais como preferências e percepções dos consumidores quanto aos produtos da piscicultura, nível de conhecimento quanto às principais espécies, hábitos de consumo e características socioeconômicas dos consumidores. A pesquisa foi realizada em supermercados de Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP) e... |
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Característica socioeconômica; Piscicultura; Peixe; Mercado; Consumo Alimentar; Habito Alimentar; Fish; Fresh market; Supermarkets; Food consumption. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1124524 |
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Registros recuperados: 37 | |
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